sábado, 20 de novembro de 2010

Desneurando

SABE O QUE É, AMOR?
 Os motivos que nos levam a terminar um namoro são complexos...Será?

Outro dia, uma amiga minha criou coragem e terminou o namoro de anos. Quando ela me ligou com a bomba, marcamos um encontro para ela me contar tudo.Bom. Chegamos ao restaurante e ela começou a explicar por que tinha tomado essa decisão de terminar. Fizemos os pedidos e ela me explicando por que tinha tomado a decisão de terminar. Comemos e ela me explicando por que tinha tomado a decisão de terminar. Sobremesa, café, conta e ...bem, você sabe ( adoro frases repetidas, mas tem hora que enche).
Enfim, quando consegui falar algo que não fosse ''claro'', ''sei'' ou ''arram'', eu disse: '' Então você terminou porque está a fim de ficar com outros caras''. E aí ela me olhou espantada e falou : ''Não é tão simples assim!'' E naturalmente , voltou a me explicar por que...Enfim.
Repare: quando estamos pensando em terminar um namoro, nos perdemos em mil explicações complexas e raciocínios mirabolantes para tentar chegar a uma conclusão. Mas o problema das explicações complexas e dos raciocínios mirabolantes ( juro que vou tentar repetir menos frases daqui em diante ) é que eles deixam a gente mais confusa ainda. Ainda mais quando TODAS as interpretações que nós ( e nossas amigas, claro) fazemos têm sentido. Superempolgadas para compreender o que houve e por que estamos terminando, pensamos coisas como '' Éramos muito parecidos e na nossa semelhança ficamos diferentes'', ''Deixei de me encontrar em mim, passei a me encontrar nele e, quando percebi que ele não era quem eu pensava que fosse, me perdi'' etc etc etc.
O ponto é: será que os namoros acabam por motivos complexos mesmo ou...eles geralmente acabam por razões simples e a gente complica um pouco? Não estou dizendo que as pessoas terminam um casamento porque o cara não gosta de suco de laranja, mas que o motivo pode ser resumido em uma linha. Ou duas, vá lá. E que é tãão difícil nos contentarmos com a simplicidade do motivo do término que... preferimos passar meses aflita, debatendo mentalmente todos os porquês e depois repassando as densas conclusões para todo mundo.
Assim, aproveito para explicar as razões simples e universais para terminar um namoro. Não que elas sejam comprovadas cientificamente , claro. Mas é como eu sempre digo: não é comprovado cientificamente que chocolate dá espinha e dá, sim. Bem, sem mais enrolação, aí vão os motivos: eu não gostava mais dele / a gente brigava muito e me enchi /  conheci outra pessoa / ele pisou na bola e não quero mais ver a cara dele / quero liberdade de ficar com outros / ele morava longe ou ele não me dava atenção / não tínhamos tanta química, se é que você me entende / eu o amava, mas não estava feliz com ele, vai saber por quê.
( Se você pensar em outro motivo diferente desses, mas outro motivo mesmo, que não seja só uma variação dessas, me mande uma e-mail. Se eu não responder, é porque fiquei meio sem graça!)    
Liliane Prata

                                                                                                                




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...